7 atitudes indispensáveis do líder do futuro
Sabemos que o ambiente corporativo é dinâmico e complexo e cada organização tem uma estrutura única. Neste contexto, o desafio do gerente de projetos é imenso. O líder do futuro precisa conhecer todas as particularidades da empresa, explorando-as da melhor forma e motivando o time.
No entanto, em um mercado altamente competitivo, que segue em contínua transformação, focar em tantos aspectos simultaneamente é, no mínimo, desafiador. Agora, mais do que antes, o líder do futuro precisa aprender a dar conta de uma série de questões que antes não estavam sob a sua gestão.
De acordo com pesquisa anual da PricewaterhouseCoopers com CEOs, temas como regulação e impostos estão entre as principais preocupações dos líderes desde 2008. Agora, outras questões como terrorismo, instabilidade política e ataques cibernéticos também geram inquietação nos gestores.
Diante de um cenário como esse, quais são as habilidades e atitudes indispensáveis do líder do futuro? É sobre isso que refletimos neste artigo. Avance na leitura e descubra o que é essencial para gerir uma equipe neste mundo novo.
#1 Construir uma narrativa
As pessoas gostam de histórias. Por isso, o líder do futuro precisa saber construir narrativas envolventes para atingir clientes, colaboradores, fornecedores e demais stakeholders.
Muito mais do que metas e números, uma história bem contada, que apresente um propósito comum a todos, convida as pessoas a se mobilizarem. Uma das atitudes indispensáveis do líder do futuro é desapegar de discursos racionais e construir boas histórias: elas têm o potencial de promover o engajamento e o protagonismo.
#2 Ver além do muro da empresa
Sempre imerso em tantas preocupações, o líder permanece focado nas demandas e problemas que envolvem a empresa. Afinal, sua prioridade é resolvê-los. Contudo, existem muitas coisas acontecendo do lado de lá do muro.
Por isso, é cada vez mais essencial que o CEO desenvolva a habilidade de olhar para a sociedade e não apenas para dentro da empresa. Uma das atitudes indispensáveis do líder do futuro é ter a capacidade de estar presente na empresa e na sociedade, gerindo o negócio com responsabilidade social.
#3 Ter e manter liderança
A essa altura, você já sabe que líder e chefe agem de maneiras bem diferentes. Comumente, o chefe é aquele que só manda, dá ordens e cobra resultados, com distanciamento e sem participação. Logo, ser chefe é mais fácil do que liderar.
No caminho oposto, o líder precisa assumir o papel de um agente de mudança. Assim, ele deve incentivar, inspirar e motivar o equipe para que todos caminhem juntos rumo ao objetivo comum.
Uma das atitudes indispensáveis do líder do futuro é ter uma conduta ética e ser referência para os demais colegas. Para ser respeitado, ele precisa ser admirado pela sua postura. Somente dessa maneira será seguido pelos profissionais. Liderança se constrói com exemplo!
#4 Resolver problemas
Por mais que você se dedique ao máximo à gestão de um projeto ou empreendimento, os problemas sempre irão existir. Cabe a você e ao seu time resolvê-los da maneira mais adequada, rápida e assertiva.
É preciso, portanto, dominar a capacidade de resolver problemas, com a ajuda e o apoio dos colaboradores, aplicando seus conhecimentos para encontrar as soluções mais eficientes.
Neste contexto, uma das atitudes indispensáveis do líder do futuro é ser capaz de utilizar o conhecimento de todos os integrantes da equipe, valorizando a contribuição de cada um. Para tanto, é fundamental manter uma comunicação alinhada e um bom clima organizacional, no qual todos possam colaborar e se ajudar.
#5 Confiar e delegar tarefas
Você pode até tentar abraçar boa parte das atividades e processos, mas com o tempo isso se torna insustentável tanto para você como também para a equipe. Além disso, ninguém evolui sozinho, não é mesmo?
Portanto, confie mais nos integrantes da equipe e aprenda a delegar tarefas sem hesitar: essa é uma das atitudes indispensáveis do líder do futuro, que ganha ainda mais relevância quando os prazos são curtos e as demandas são complexas.
Para delegar com sucesso, tenha em mente que a distribuição de tarefas deve ser feita respeitando algumas etapas, elencadas a seguir.
- Conheça bem a sua equipe e delegue as tarefas de acordo com o potencial de cada um;
- Tenha sempre um plano B ou C, afinal problemas podem acontecer na realização do projeto;
- Evite delegar a mesma tarefa para vários colaboradores, assim você otimiza recurso e mantém o foco do time no que realmente importa.
- Ao delegar, seja específico, informando o que deve ser feito e quais os resultados e prazos esperados.
- Faça follow-up e verifique se o time está precisando de algum suporte e se os prazos serão atendidos.
#6 Demonstrar empatia
As pessoas são um dos maiores ativos de uma organização. Somente com a entrega, a dedicação e o comprometimento delas grandes feitos são realizados. Daí, a importância do líder saber exercer a empatia.
Desenvolver a habilidade de se colocar no lugar do outro é fundamental para que a equipe se sinta acolhida, respeitada e amparada em todos os momentos. Essa é uma das atitudes indispensáveis do líder do futuro, para manter a equipe engajada e focada no seu propósito.
Ter empatia é o melhor caminho para manter a equipe produtiva, ainda que as situações e circunstâncias vividas pelos profissionais não sejam fáceis.
#7 Abraçar a diversidade
O mundo está cada vez mais plural e o líder do futuro precisa estar aberto ao novo e ao diferente. Ter uma equipe diversa é uma das melhores maneiras de valorizar as pessoas por quem elas realmente são.
Além disso, não se trata apenas de inclusão. A empresa também sai ganhando. Quanto maior a diversidade do time, mais acentuada será a curva de inovação. Afinal, pessoas que pensam diferentes trazem um leque amplo de respostas e soluções inovadoras.
Uma das atitudes indispensáveis do líder do futuro é gostar da diversidade e investir nela. Se ele tiver restrições, terá uma equipe que pensa igual e não que se complementa.
Fórum Econômico Mundial também indica habilidades
Acompanhando o movimento de transformação digital e as mudanças no mercado e no comportamento das pessoas, o Fórum Econômico Mundial elencou as habilidades que devem ser mais requeridas dos profissionais até 2022.
Dentre as principais, vale destacar o pensamento analítico, a aprendizagem ativa, a criatividade, a originalidade, a iniciativa e a liderança. A inteligência emocional e a solução de problemas também figuram no conjunto de características em crescimento.
Contudo, é preciso um olhar crítico especialmente sobre as habilidades em declínio. Embora o estudo aponte que gestão pessoal e do tempo e escuta ativa estão em queda, na prática não é bem assim. Pelo contrário, as pessoas e o tempo continuam sendo alguns dos recursos mais valiosos do líder e da organização.
Assim, vale se basear nas habilidades mapeadas pelo Fórum para fazer a sua própria lista de atitudes indispensáveis do líder do futuro. Confira, a seguir, na imagem, todas as características apontadas pelo estudo e publicadas na fanpage O Futuro das Coisas.
Muito além da empresa, um líder acredita em uma sociedade melhor
Para Bob Moritz, presidente da PwC, as organizações devem pensar em soluções que tornem possível tanto o progresso social local como também o crescimento global. Ele acredita que um líder de sucesso deve realizar quatro tarefas indispensáveis:
- Desenvolver objetivos além dos financeiros;
- Incorporar novas tecnologias de forma socialmente consciente;
- Investir em renovar a educação dos funcionários;
- Se comprometer com propósitos relevantes para a sociedade.
Com essa postura, ele deixa de pensar exclusivamente no crescimento interno da organização. Hoje, mais do que nunca, o potencial de uma empresa é ampliado à medida que ela olha e investe também no social, contribuindo para questões relevantes que impactam na vida de todos como sustentabilidade ambiental e geração de emprego e renda.
Portanto, o líder do futuro, muito além do crescimento da empresa, visualiza como ele e seu time, juntos, podem contribuir para uma sociedade melhor.