Como a liderança criativa pode motivar o crescimento
Saiba como o novo líder consegue fortalecer, promover empatia, a colaboração e o engajamento da equipe
Em tempos de crise econômica, a insegurança é um sentimento que toma conta do cotidiano no ambiente corporativo. Com isso, as empresas buscam alternativas para encontrar formas de motivar as pessoas e clientes não apenas com recompensas financeiras, mas também com incentivos para seus líderes promoverem nova forma de liderança e melhor desenvolvimento de seus projetos.
No entanto, qual seria a forma de gestão eficaz para contrapor com esse cenário de incertezas e mudanças?
Marcelo Pimenta, jornalista, professor e empreendedor digital, falou sobre Liderança Criativa no Expo Fórum de Marketing Digital 2017.
Segundo Marcelo, o novo líder fortalece e promove a empatia, a colaboração e a experimentação. É um estilo de gestão que precisa fazer acontecer, orquestrando colaborativamente ações de curto prazo, mas sempre de olho no futuro.
Os líderes criativos entendem o poder transformador da cultura do design como estilo de liderança que está divido em três pilares:
Empatia
É o pilar da liderança crítica, que enxerga a experiência do cliente. Marcelo, citou como exemplo a ativação do app Uber. O serviço surgiu quando observaram uma brecha na forma de trabalho da rede de táxis. Com isso, trouxe para o mercado mais competitividade e foco na experiência do cliente.
Colaboração
É um pilar importante para atingir o objetivo que atenda as necessidades – a gestão do líder criativo que consegue engajar.
Experimentação
É um pilar focado em feedback para melhorias, e assim, desenvolver algo inovador. É a partir da prototipação (desenvolvimento rápido), aliado a experimentação que surgirão insights para melhorias.
Durante a palestra, Marcelo Pimenta, também falou de outras características de um líder criativo, que são:
- Pensamento sistêmico;
- Entende o mundo interconectado;
- Assume riscos;
- Prefere pessoas a equipamentos e planilhas;
- É protagonista da própria história;
- Não busca desculpas, e transforma problemas em oportunidades;
- Tem fome de fazer;
- Consegue fazer com seus recursos;
- Pensa desenhando com riscos, rascunhos e ferramentas adequadas para gerenciamento;
- É um verdadeiro agente transformador.