Rentabilidade, como medir?
Muito tem se falado as agências de publicidade sobre a Rentabilidade dos projetos. Apesar da incessante discussão o fator Rentabilidade ainda permanece em amadurecimento e estruturação. O que é Rentabilidade afinal?
- Consumir um volume de horas menor daquelas que foram estimadas / vendidas?
- Realizar uma entrega final ao cliente que atenda ou supere suas expectativas?
São dois exemplos de fatores importantes a se levar em conta quando pensamos na rentabilidade do projeto, estes dois exemplos podem ser considerados fatores de sucesso, e assim rentáveis.
O que se vê nas discussões de Rentabilidade é apenas o fator comercial sendo colocado a mesa, que claro, não sendo utópico agora, é o fator mais evidente num modelo de rentabilidade padrão, porém o trabalho criativo que as agências de publicidade entregam podem ser encarados dessa forma? Uma relação comercial pura? O termo certo nesse caso então não seria Lucratividade?
Existem diversos outros fatores dentro da gestão de projetos que são considerados como sucesso, se considerarmos que o sucesso no projeto também é um fator de rentabilidade a se levar em conta, como por exemplo a geração de negócios futuros.
Geralmente fica a cargo do Gerente de Projetos responder pela rentabilidade de um projeto, que de um modo geral é uma responsabilidade dedicada corretamente ao GP, porém são poucas as empresas que costumam definir para seus gerentes o que entendem por sucesso / rentabilidade, e aquelas que o fazem em geral optam por definições muito superficiais deste objetivo.
O que há de se considerar além dos dois exemplos acima citados, que um projeto depende da atuação de uma equipe multidisciplinar gerenciada pelos líderes de cada área, uma vez que a responsabilidade do sucesso não depende apenas do Gerente de Projetos e sim da equipe destinada a realizar o projeto e seus líderes (Diretor de Criação, Diretor de Planejamento, Diretor de Mídia, Diretor de Atendimento etc). Todos fazem parte do sucesso do projeto.
Rentabilidade, um tema importante no projeto, que em algumas situações é confundida com Lucratividade.
Pra você leitor, qual fator deve ser levado em conta quando se pensa nesse tema nos projetos de uma agência de publicidade?