O que realmente fica depois do Cannes Lions?

O que nós, como Gerentes de Projetos, podemos aprender e absorver de um Festival tão
inspirador voltado à criatividade?

Demorou algum tempo para eu começar a compreender a conexão entre o profissional de
Gestão de Projetos ou Produção e a criatividade, e por isso, nem nos meus maiores sonhos
me via inserida no contexto do Festival de Cannes Lions. O mais próximo que achei que
chegaria de Cannes era contribuir nas inscrições de tantos cases potentes e inspiradores, ou
quem sabe, um dia, ser premiada. No entanto, nunca imaginei que teria a oportunidade de
vivenciar esse evento, um dos mais prestigiados da indústria da publicidade e comunicação.
Mas costumo dizer que o universo sempre me surpreende, e antes mesmo de ter qualquer
leão ou crachá para isso, tive a oportunidade de participar da última edição do Festival, que
celebrou seus 70 anos. Tenho certeza de que foi uma das edições mais transformadoras e
disruptivas que tivemos até o momento, devido à representatividade e inspiração presentes
naquele lugar.

Depois de chegar até lá, fiquei pensando no que meus colegas de profissão gostariam de
saber sobre essa experiência. E, sinceramente, é difícil decodificar tudo, pois são dias
intensos, com muitos estímulos e experiências surreais. Só participando para entender o
quanto essa vivência tem um impacto muito significativo em nossa carreira. Quero reforçar o
que talvez pareça óbvio, mas é relevante os Gerentes de Projetos estarem nesse espaço e
participarem do evento para além da ótica de buscar um prêmio, que às vezes é a maior
motivação.

banner_rodape_1663x293_FormacaoGP

A estrutura do evento em si já é suficiente para inspirar e servir como um grande
benchmarking, pois a organização é impecável. Todo o planejamento é realizado com um
ano de antecedência. Como a programação é bastante intensa e extensa, o Festival oferece
espaços para trabalhar, internet em todos os locais, lounges para descansar e conta com o
suporte de um aplicativo que permite organizar a agenda de atividades, conectar-se com as
pessoas e ainda mostrar as direções onde ocorre cada palestra. É um evento invejável que
reforça o quanto nossa entrega impacta na experiência e no sucesso de qualquer projeto.

A oportunidade de ter um tempo dedicado para conhecer os diferentes projetos e
campanhas selecionados ou premiados também é valiosa. Existem muitas ações incríveis
sendo criadas pelo mundo, das quais nem imaginamos ou temos acesso, e conectar-se com
a pluralidade e as inúmeras possibilidades de projetos que já existem abastece nosso
background para futuros desafios. É muito importante e enriquecedor termos referências de
outras campanhas.

Há muitas oportunidades de conexão com outras pessoas, além do networking apenas por
networking. Há espaço para ligações interpessoais que ensinam, inspiram e oferecem várias
dicas valiosas, que contribuem para o desenvolvimento e crescimento profissional.
Precisamos ser estratégicos em nossa carreira e ampliar nossos pontos de vista.

Banner_GuiadePraticas_1663x293

Existem também muitas oportunidades de ampliar nosso repertório, pois tudo que
vivenciamos como indivíduos contribui para nosso trabalho. Ter acesso a tantas pessoas
referências do mercado ou aprender novos conceitos e tendências é muito poderoso. Uma
das dicas que recebi quando cheguei ao Festival era me arriscar em assistir palestras com
assuntos totalmente diferentes da minha zona de conforto ou que talvez não parecessem ter
a ver comigo. Durante o evento, entendi o quanto fazia sentido não focar somente no que
envolve minha área, mas ter diferentes perspectivas, pois tudo que absorver aqui, de
alguma forma, posso utilizar na vida e contribuir em minhas entregas.

Por fim, pode parecer muito distante, mas é urgente que profissionais de Operações se
enxerguem nesses espaços e os ocupem. Existe um mundo de possibilidades de
conhecimentos a serem desbravados no maior festival de criatividade do mundo


Oferecimento

Mantenedores

Agências Mantenedoras

Entidades Apoiadoras