Retrospectiva 2021: O que rolou no ano do GP, by: Juliana Ambold
Vivemos mais um ano atípico. Descobrimos novas formas de gerir e lidar com sentimentos e situações jamais vistas antes. Em meio a tantas mudanças em nossa rotina, a única certeza que fica, é que nunca mais seremos os mesmos.
O final de 2021 se aproxima, e para finalizar com chave de ouro, entrevistamos alguns gestores de diferentes áreas com a intenção de descobrir como foi o ano na percepção de cada um deles, afinal, somos seres únicos e a vida aconteceu de maneiras diferentes para cada um de nós.
A convidada da vez foi a nossa colunista e também especialista de marketing no Banco Itaú – Juliana Ambold.
Confira a entrevista logo abaixo.
-
Quais estratégias foram essenciais para você manter a produtividade em 2021?
Eu tive facilidade para me adaptar ao home office desde 2020, então mantive a mesma rotina de trabalho para 2021, organizando entregas, separando demanda estratégica de operação, e assim gerindo tempos e movimentos dessa auto-gestão de forma produtiva. - Quais são os três principais desafios do seu setor hoje, e como podem ser enfrentados com eficácia?
Acredito que o principal desafio da área de comunicação há muito tempo tem sido a velocidade com que o digital acontece, e a pandemia veio acelerar isso ainda mais. Somando a isso, estruturas que eram totalmente presenciais passaram a ser totalmente remotas, o que gerou o principal desafio de 2020/2021 e continua em 2022 mesmo com cenários agora híbridos: a governança sobre eficácia e produtividade dos times durante todo processo step by step e não só a entrega final. - Profissionalmente falando, qual foi o momento mais desafiador deste ano para você?
Não há um momento específico. O ano todo foi carregado de desafios pelo cenário que vivemos. Manter foco e produtividade em todos os momentos é o maior desafio linear, já que em volta temos muitas variáveis do próprio mercado, e a junção mais próxima ainda da vida pessoal com profissional (no caso do home office). - Enfrentamos 2021 e faltam poucos dias para 2022. Qual o seu sentimento para lidar com as futuras incertezas?
Com certeza 2022 será um ano muito melhor a todos nós. 2020 e 2021 serviu de aprendizado para o mundo todo. Tiramos lições importantes nesses 2 anos tanto para vida no trabalho como fora dele. Olhar para o futuro esperando melhor cenário do que estamos hoje ou que estivemos nos últimos meses gera um sentimento de otimismo. - Olhando para trás, existe algo que você teria feito diferente em 2021? Alguma grande lição?
Acredito que se alguém passou por esses 2 últimos anos e tenha saído igual, sem nenhuma mudança principalmente interior, é porque não entendeu muito bem o recado. A grande lição é essa, nós éramos programados a viver de uma forma que precisou de uma pandemia dessa proporção, e infelizmente muitas perdas, para mudarmos nosso modo de pensar e também diferentes modelos de operar a vida pessoal e profissional. As prioridades foram revistas.
6. Escolha 3 palavras para definir 2021
Resiliência, empatia, flexibilidade.
Somos uma rede que conecta e constrói conteúdo sobre gestão para a publicidade e o mercado da comunicação. Tenha acesso a conteúdos exclusivos através do Mestre GP ao cubo.