Ferramentas e frameworks: quais resultados e insights o mercado publicitário pode colher
Todos os mercados buscam cada vez mais ferramentas e métodos que suportam suas iniciativas, principalmente, em um momento de tantas transformações.
No terceiro e último dia do Fórum Mestre GP 2020, diversos profissionais compartilharam conteúdos sobre ferramentas e frameworks que estão sendo aplicados, quais resultados e insights o mercado publicitário pode colher.
A programação começou com a palestra da Fabiana Bigão – autora do livro “Gerenciamento de projetos fora da caixa”. Doutora em Ciência da Informação, graduada em mestre em Ciência da Computação, há 15 anos prestando consultoria de Gestão de Projetos em dezenas de empresas de diferentes portes, a autora trouxe a reflexão que não existe o método perfeito, muito menos uma ferramenta milagrosa para gerenciar projetos.
“Gerenciamento de projetos é a informação certa no tempo certo para tomar decisões.”
Em seguida, Ramon Oliveira – fundador do Instituto Mestre GP, teve um bate-papo com Alex Messias – Operations & Project Manager na ID/TBWA sobre as ferramentas que utilizam nos projetos da agência.
“Na ID/TBWA o projeto é ativado na ferramenta desde a organização do escopo, com isso, o cliente também tem acesso para acompanhar status, evolução e como está a operação da agência”, compartilhou Alex.
Dando sequência a programação, Adriana Bortolotto – Head de Design e Digital Experience na Ericsson, falou sobre como o design e método ágil aceleram os negócios.
“Mais do que ter métodos e frameworks desenhados, precisamos aprender a trabalhar junto, quebrar silos e trabalhar no modelo de colaboração. Esse é o grande valor do design com o ágil”, ressaltou.
Logo após, Renato Sertório – Design Thinking and Innovation Strategist na TIVIT, abordou um tema muito importante na área de gerenciamento de projetos: “O papel das ferramentas para inovar e criar soluções digitais.” Para Renato, alguns aspectos são importantes para as grandes mudanças de pensamento do Design Thinking como: decisões centradas no ser humano; questionar as questões; continuar para pensar e iterar.
Igor Costa – Head of Agile na Jüssi, trouxe uma apresentação com objetivo de mostrar o maior erro na gestão de projetos e compartilhou diversas reflexões, dentre elas:
“Observe sem viés (importância de ouvir). Não procure por padrões, identifique-os. Faça múltiplos experimentos (principalmente contraditórios)”.
No primeiro painel do dia Lia D’ Amico – Diretora de Operações na New Vegas, mediou o bate-papo entre Nathália Beividas – Diretora de Projetos na CP+B e com Luciano Larrossa – Head de Operações na Digital Business, sobre como a pandemia acelerou a adoção de boas práticas de gestão de projetos?
Segunda parte da programação Trilha Ferramentas & Frameworks – Fórum Mestre GP
No período da tarde, Naiara Neves – assistente de projetos e Rodrigo Marcoz – Gerente de Projetos, ambos na Y&R, compartilharam as experiências que conquistaram com projetos que ocorreram mudanças e evoluções na aplicação de frameworks com erros e acertos.
Em seguida – Thiago Salvador – Operations Manager na Possible, falou sobre gestão Customer Centric em times ágeis.
“Na estratégia de Customer Centric, não podemos ter uma só pessoa no gerenciamento, entendendo, sabendo sobre todo o relacionamento com o cliente e responsável por objetivos. Fica tudo mais fácil e organizado quando as responsabilidades são compartilhadas”, afirmou.
Outra palestra destaque, foi como gerir receita para uma agência rentável com Marcos Yamamura (Mamu) – Diretor de Projetos & Operações e Marcos Moura – Diretor de Produção & Operações, ambos na DPZ&T, que apresentaram documentos que auxiliam na gestão financeira do projeto e equipe.
No painel da programação da tarde, Eduardo Endo – coordenador e professor de MBA na FIAP e Taiguara Langrafe – vice-reitor e superintendente adjunto na FECAP, falaram sobre o novo formato da educação desde o início da pandemia, e como o aluno e professor podem valorizar essa transformação, sempre buscando um ensino de qualidade, seja ele no formato tradicional ou no digital.
Finalizando o terceiro e último dia do Fórum Mestre GP Rodolfo Marzochi Campitelli – COO & Partner na Bold, apresentou a palestra “O ‘P’ de Pessoas nos ‘P’ de Processos” e deixou a reflexão:
“Toda empresa próspera tem processos bem definidos. Uma empresa sem processo é uma empresa sem a possibilidade de gestão.”
Foram 03 dias intensos de conteúdo, com transmissão online e gratuita, agradecemos muito você por estar com a gente neste grande evento. Em breve você que se inscreveu no Lote FULL VIEWER poderá assistir as palestras gravadas. Nos encontramos em 2021!