Cultura e Gestão: Um Não Sobrevive Sem O Outro

No dia 27 de abril de 2023, em São Paulo, ocorreu o Stage Management, evento voltado para conexão e aprendizado com o objetivo de expandir conhecimento e disseminar boas práticas em gestão de projetos na área de publicidade, comunicação e tecnologia.

Aqui no portal do Instituto Mestre GP, desenvolvemos a série Direto do Stage, na qual compartilhamos os destaques e momentos mais marcantes para que você possa se inspirar e enriquecer seu repertório!

A importância da cultura em uma empresa

A fala da Diretora de Cultura e Talentos da DM9, Sabrina Amadei, foi enfática: a cultura é a base de tudo em uma empresa. Quando bem estabelecida, pode resultar em processos internos eficientes, clientes satisfeitos e retorno financeiro. Quando confusa, os impactos são imensuráveis. 

SabrinaAmadei_Stage Sabrina Amadei palestrando no Stage Management

De acordo com Sabrina, a cultura é responsável por moldar comportamentos das pessoas dentro da rotina de uma empresa, podendo reduzir um tempo considerável que geralmente acaba-se passando corrigindo e ajustando condutas e práticas inadequadas.

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Sabrina ressalta que processos não corrigem comportamentos, mas sim a entrega técnica, fazendo com que se tenha menos desperdício ao longo do ciclo, e mais assertividade na busca por soluções. A estrutura organizacional e a cultura da empresa são cruciais para adaptar engajamento e atitude dos colaboradores.

É necessário preparar as lideranças

A promoção de colaboradores com base apenas em habilidades técnicas (as chamadas hard skills) pode resultar em líderes despreparados, com pouca capacidade de gerir pessoas e equipes e promover uma cultura saudável. É essencial que os gestores sejam treinados e preparados para lidar com as competências interpessoais (soft skills) necessárias em cargos de liderança. Comunicação, inteligência emocional e resiliência são apenas alguns exemplos de habilidades essenciais para toda pessoa que também é líder.

Sabrina destaca que nem todo profissional técnico excelente será um ótimo gestor. Um dos pilares do sucesso é reconhecer essa diferença e promover para a gestão aqueles que possuem as habilidades necessárias para liderar equipes. Além disso, vale a reflexão sobre a forma de se enxergar a estrutura e o mindset corporativo: ambientes que buscam horizontalidade, onde líderes servem suas equipes e não o contrário, tendem a ser mais eficientes e produtivos.

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A liderança é um papel essencial na promoção da cultura organizacional

Líderes são responsáveis por mover a empresa a favor de sua cultura e garantir que todos os colaboradores estejam alinhados aos valores e objetivos da organização. Uma cultura forte não existe sem lideranças igualmente fortes. Como afirma Simon Sinek, “Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios”.

Portanto, é fundamental que os gestores de projeto compreendam a importância da cultura empresarial e sejam agentes de transformação em suas organizações. Ao promover líderes fortes e alinhados à cultura da empresa, resultados mais consistentes são alcançados, e de forma duradoura. 

Sabrina finalizou sua apresentação indicando que é imprescindível a criação e manutenção da empresa como um ambiente no qual as pessoas se sentem seguras para sugerir, criticar e co-construir. “Se você não sente essa liberdade, reaja”, conclui a diretora.


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