Como uma produtora digital pode ajudar a sua agência
O que é uma produtora digital?
Basicamente, é uma empresa de tecnologia especializada em planejar, desenvolver e fornecer suporte a projetos digitais, tanto em ambientes web quanto mobile.
É composta, geralmente, por uma equipe de gerentes de projetos, designers, arquitetos de informação, desenvolvedores, analistas de infraestrutura, analistas de banco de dados e outros profissionais de tecnologia que trabalham juntos para criar projetos seguindo as melhores práticas e padrões de qualidade.
A produtora digital surgiu no Brasil nos anos 1990, quando a web estava começando a se popularizar e muitas empresas estavam buscando criar seus sites. Na época, a produtora digital recebia uma solicitação do cliente (que seria o briefing de hoje em dia), criava o layout do site, programava o HTML e, por fim, publicava o site para o cliente. Era um processo de produção em massa, no estilo “fordista”.
Porém, o modelo de serviço era baseado em trabalhos pontuais, não havia receita recorrente. Para mudar isso, as produtoras digitais começaram a oferecer serviços de suporte e manutenção, além de hospedagem de sites em parceria com provedores, para que os clientes começassem a pagar mensalmente pelos serviços.
Com o tempo, a internet se tornou cada vez mais acessível e surgiram novas oportunidades de negócios, como a mídia on-line. A compra de mídia começou com a compra de banners em sites, sejam eles de nicho (público-alvo bem definido), sejam os grandes portais. Com o crescimento da compra de mídia on-line, as demandas aumentaram e as produtoras digitais começaram a se especializar em serviços para os clientes, surgindo, então, as agências digitais, empresas especializadas em marketing digital.
A partir desse momento, houve uma divisão entre os tipos de prestadores de serviços para o mercado: a produtora digital, que é uma empresa de tecnologia; e a agência digital, que é uma empresa de marketing.
Quais as vantagens de contratar uma produtora digital?
Muitas agências, não só as de publicidade mas também as focadas no marketing digital, contratam produtoras digitais (fábricas de software digital) para serem o seu braço de tecnologia para o desenvolvimento de projetos por vários motivos. Confira alguns deles.
- Infraestrutura e equipamentos: a empresa contratada é responsável pelos custos de infraestrutura, equipamentos e softwares necessários para o projeto.
- Contratação e treinamento: a empresa contratada já possui uma equipe de profissionais especializados e capacitados, eliminando a necessidade de contratação e treinamento de funcionários internos.
- Flexibilidade: a equipe de tecnologia pode ser aumentada ou reduzida de acordo com a demanda do projeto, sem a necessidade de contratação ou demissão de funcionários internos.
- Escala de projetos: a produtora de tecnologia possui uma estrutura preparada para lidar com projetos de diferentes tamanhos e complexidades, permitindo uma escala mais eficiente da produção.
- Foco no core business: terceirizar a produção de tecnologia permite que a equipe interna se concentre nas atividades principais do negócio, gerando mais produtividade e melhores resultados.
- Expertise técnico: ao contratar uma produtora de tecnologia especializada, tem-se acesso a um time de profissionais com expertise técnico para garantir qualidade e melhores práticas de desenvolvimento.
- Aumento da capacidade produtiva: terceirizar a produção de tecnologia permite que a empresa aumente a capacidade produtiva sem a necessidade de contratação ou investimentos em equipamentos e tecnologias.
- Redução de custos: terceirizar a produção de tecnologia pode ser financeiramente vantajoso, pois elimina os custos de contratação de funcionários especializados, equipamentos, softwares e infraestrutura.
Além disso, contratar uma empresa de tecnologia pode ser uma opção quando:
- não há expertise para o desenvolvimento do projeto, seja pelo seu escopo, seja por sua tecnologia;
- não há profissionais disponíveis para a execução do projeto no momento;
- há necessidade de entrega em curto prazo;
- não há mão de obra disponível para contratação de um projeto temporário;
- não há equipe de tecnologia interna, pois projetos de tecnologia são esporádicos e manter um time completo seria um custo alto e desnecessário;
- há interesse em focar no core-business e contratar empresas especializadas para compor a oferta de serviços e soluções;
- há interesse em ganhar escala garantindo a qualidade.
Em quais projetos uma produtora de tecnologia pode auxiliar uma agência?
Uma produtora digital pode ser de grande ajuda para uma agência em diferentes tipos de projetos. Abaixo, há alguns exemplos.
- Sites institucionais: ao desenvolver um site institucional, a produtora digital pode garantir que o layout e a usabilidade sejam atrativos e intuitivos para o usuário, além de utilizar as tecnologias mais atualizadas para garantir a melhor performance do site.
- Sistemas web ou plataformas: a produtora digital pode ajudar na criação de sistemas web ou plataformas personalizadas para as necessidades específicas da agência e seus clientes, garantindo uma boa experiência de usuário e um alto nível de segurança.
- Aplicativos mobile: a produtora digital pode ajudar na criação de aplicativos mobile para iOS e Android, garantindo uma interface intuitiva e fácil de usar, além de oferecer uma experiência de usuário agradável e satisfatória.
- Hotsites promocionais: para campanhas de marketing específicas, a produtora digital pode ajudar a criar hotsites promocionais com design diferenciado, conteúdo atraente e uma boa estrutura de navegação, além, é claro, dependendo da marca da agência, de garantir a escalabilidade de um projeto que suporte a campanha de marketing.
- Plataformas para campanhas de incentivo: a produtora digital pode desenvolver plataformas para campanhas de incentivo com interface amigável, objetivos claros e recompensas atraentes para estimular a participação do público.
- E-commerces: para projetos de e-commerce, a produtora digital pode criar lojas virtuais personalizadas e integradas a diferentes plataformas de pagamento e logística, garantindo uma experiência de compra segura e satisfatória para o usuário.