SXSW 2023 – Ainda é sobre pessoas

Dois dias antes de começar o SXSW me dediquei a revisar minha seleção de palestras e tudo girava em torno dos assuntos do momento: Inteligência Artificial, Metaverso, Psicodélicos, Mudança Climática e diversos outros conteúdos que permeiam inovação e tendências.

SXSW_2023_Pessoas

E aí começa o evento! Dia 10, aquela muvuca, todo mundo chegando junto, correndo para não ficar de fora das palestras mais concorridas, aquela ansiedade “do que fazer, como fazer, qual palestra entrar” e aí decido seguir um grupo de amigas e entro na palestra do escritor Simran Jeet, seria a palestra de abertura e logo em seguida teria outra com o Chairman da Disney.

Confesso que não conhecia o Simran Jeet. Então entrei com o espírito muito conectado com os assuntos voltados à tecnologia. Não esperava um depoimento tão tocante de quem sofreu muita violência e preconceito por causa da religião, numa história de força e superação. E aí num evento voltando a tecnologia, criatividade e inovação, me dou conta das pessoas. 

O Josh D’Amaro, Chairman da Disney contou os pilares da companhia, dando um banho de tecnologia e inovação na prática. Mas todas as imagens e vídeos mostrados eram evidências de como tudo que eles produzem é para criar a melhor experiência para nós, pessoas.

Banner_pesquisa_1663x293

E eu não deduziria que, em uma palestra com o título “15 tendências não óbvias modelam o seu futuro normal” já começaria com a seguinte frase: “Pessoas que entendem pessoas sempre vencem”, do Rohit Bhargava. 

Mesmo as palestras sobre Inteligência Artificial e Metaverso, nos lembraram que essas são ferramentas para facilitar o nosso trabalho (e não focado em tirar o nosso trabalho). 

Os conteúdos que acompanhei até aqui nos dão sinais claros para onde estamos indo. Estamos muito mais avançados do que enxergamos em nossa bolha (falo por mim, claro), num futuro bem próximo não será mais possível identificar o que é e não é real. Os universos estão se fundindo.

Contudo, se olharmos bem de perto, a gente sabe que estamos cansados e com medo, não está fácil para ninguém – o Brasil é o terceiro em pior índice de saúde mental em ranking com 64 países, O Globo. Portanto, ainda vejo que é a base que ainda nos manterá vivos e felizes: nós precisamos continuar cuidando uns dos outros.


Oferecimento

Mantenedores

Agências Mantenedoras

Entidades Apoiadoras