A importância do uso de dados na Gestão de Projetos de Comunicação
Um mundo pautado por dados.
Desenvolvimentos tecnológicos acelerados.
A importância de medir a satisfação do cliente por NPS.
Definições claras de KPI´s, OKR´s e disseminadas em todas as escalas de uma empresa / marca.
Velocidade da transformação digital.
Rastreio de decisões de compra.
Evolução do e-commerce para o omnichannel phygital – a junção do físico com o digital.
Todos os itens acima afunilam em uma perspectiva única em como empresas e marcas de tamanhos variados do mercado ampliam essa visão na lupa das inúmeras jornadas do consumidor, de acordo com suas estratégias e segmentações.
E o que o profissional de Gestão de Projetos tem a ver com isso? Tudo!
Vivemos a era das fontes e capturas infinitas de dados sobre decisões de clientes. Aprender e saber como analisar esses dados é o que diferencia a forma que conseguimos gerir atualmente projetos, processos e operações.
Por muito tempo a nossa educação foi dividida entre especialistas em humanas, ou especialistas em exatas. Fomos aculturados a essa decisão desde quando cursamos pré-vestibulares ou faculdades, por exemplo. Porém esse tipo de divisão não se aplica mais ao profissional de comunicação. Gerir projetos, sejam eles do jornalismo, da publicidade, da produção ou do marketing – embora sejam disciplinas mais ligadas à área “humanas” – traz como essencial no perfil deste profissional não só saber operar ferramentas de coleta de dados, mas também analisá–los e colher insights sobre eles.
Por que isso é tão importante na atuação da Gestão de Projetos?
Porque ao conduzir a execução de um projeto, uma campanha sobre marca ou produtos, lançamentos ou ofertas, este profissional que antes era focado em cronogramas, integração com os principais stakeholders, controle de tempos e movimentos, custos, recursos etc, hoje também deve ser pautado pela necessidade de dominar KPI´s, OKR´s, dados pré e pós comunicações/campanhas, e tirar desta rotina aprendizados a serem aplicados em próximos projetos, em conjunto não só com o time de comunicação, mas também de analytics. O cliente é o centro dessa decisão e melhores práticas.
Segundo o site findstack, dados da IDC, empresa global de inteligência de mercado e consultoria em serviços estratégicos, geramos 2,5 quintilhões de bytes por dia. Ou seja, há infinitas possibilidades de aprimorarmos nosso mercado de gestão e formar profissionais de projetos ainda mais qualificados para lidarem com esta transformação global de mercado.