Estratégia de ouro: saiba o que o cliente quer e entregue o que ele precisa

O mundo está cada vez mais digital, e isso não tem mais volta. Cada vez mais pessoas aderem aos pagamentos via aplicativo, preferem o streaming ao cinema e até algumas experiências estão acontecendo no mundo virtual. Hoje já é possível visitar alguns museus e pontos turísticos sem sair de casa, para se ter uma ideia. 

As compras online também estão conquistando mais adeptos a cada dia. Segundo a pesquisa Barômetro Covid-19, realizada pela consultoria Kantar, durante a pandemia os brasileiros aumentaram em quase 30% às compras pela internet. De geladeira a alimentos, hoje é possível comprar (e vender) de tudo pela rede. Além disso, a facilidade de não precisar sair de casa para comprar algo tem conquistado muita gente.

Mas será que as organizações estão sabendo aproveitar as possibilidades que o mundo digital oferece? Infelizmente, sou obrigado a dizer que a maioria não. Muitas estão perdendo uma oportunidade de ouro e deixando de crescer por não valorizar a experiência do usuário

As experiências digitais, quando satisfatórias, levam seu cliente a permanecer em seu site, e voltar a ele quando for conveniente. Se, ao contrário, a experiência for pobre ou frustrante, seu cliente fica perdido e não volta mais. De acordo com o site Small Biz Genius, 88% dos usuários não voltam a um site se ele tiver uma experiência ruim. 

E, ainda assim, apenas 55% das empresas realizam testes de UX para saber qual é o tipo de experiência ideal para seus clientes. Os outros 45% estão deixando de ganhar dinheiro e deixando seus concorrentes tirar vantagem digital. 

Quando você oferece uma experiência agradável ao usuário em todos os dispositivos que ele utilizar para sua navegação, seu site se torna um ambiente agradável para ele e isso aumenta as chances de que ele feche vendas. Páginas com carregamento rápido, menus fáceis de usar e entender, onde as informações mais importantes estão à mão, são um oásis no qual o usuário quer estar e voltar. 

Quando essa experiência tem como aliada a UX Research, que busca conhecer a fundo os desejos e dores de seu usuário, as chances de sucesso de acessos e vendas são muito maiores. As pesquisas para investigar quais melhorias de UX necessárias podem gerar insights valiosos e caminhos para implementações essenciais em seu site, que você provavelmente não saberá que precisa se não ir a fundo nas pesquisas. 

Se sua empresa faz parte dos 55% que realizam testes de UX, tenho certeza que já estão colhendo frutos desse processo tão importante para o desempenho digital. Mas, caso não seja, sugiro que corra atrás do tempo perdido e comece a implantar essa estratégia em seu negócio agora. Seus resultados agradecem!


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