Quem é o Bruno na sua organização?
No filme “Encanto”, a família Madrigal evitou falar sobre Bruno, um dos filhos da abuela , que desapareceu de vista da família anos atrás. Todos na família recebem uma habilidade específica em uma certa idade de uma porta mágica. O dom de Bruno era ver o futuro, e ele compartilhou com sua comunidade e familiares todas as visões que tinha até que um dia, ele decidiu parar de fazer isso.
Por que Bruno não estaria disposto a não conversar com sua família sobre essas visões? Outras pessoas provavelmente fariam o mesmo, já que todos o culpavam por tudo de errado que acontecia na vida delas, desde um dia de casamento chuvoso até a morte de um peixinho. Seu “presente” não estava causando coisas ruins ou danos, mas alertando as pessoas sobre possíveis futuros. Sim, “possíveis” porque a partir do momento em que há uma previsão, em teoria, o profissional deveria poder fazer algo para mudar ou mitigar o resultado. Então, nesse caso, temos situações clássicas de “culpar o mensageiro, não a mensagem” e “ignorar o problema”.
Alguns membros da equipe tentam prever pontos cegos, riscos e assuntos desconfortáveis e alertam sobre outras situações que podem afetar o resultado do projeto, ou até mesmo trazer consequências internas para a organização. Ainda assim, suponha que esse profissional se sinta desconfortável em compartilhar seus pensamentos; provavelmente, por estar em um ambiente onde se seguem as solicitações dos gerentes para alcançar o resultado esperado. Nesse caso, as pessoas podem ter medo de serem julgadas como pessimistas.
Encontrar uma linha tênue entre o pessimismo e a realidade pode ser desafiador e complicado, especialmente em lugares que não incentivam os seus profissionais a falar o que pensam. Já pensou em qual tipo de ambiente profissional você faz parte? Ninguém seguirá o famoso “get things done”, onde em muitos lugares têm posters nas paredes, se não houver espaço para comunicação clara, liderança, pertencimento e uma política honesta de não retaliação.
Como reflexão, Bruno pode ser um colega ou até mesmo assuntos ignorados por diferentes motivos no ambiente profissional. No entanto, “Não falar do Bruno”, talvez não seja a melhor estratégia para abordar temas complexos.
Você sabe quais são os seus “Brunos”?
*Este texto não reflete ou é endossado pelo meu empregador.