Projeto “Streamers em Extinção”, case da VMLY&R, levou o leão de prata no Cannes Lions 2021
Naiara Neves, gerente de projetos da VMLY&R, contou um pouco sobre a etapa de desenvolvimento digital do projeto “Streamers em Extinção”, que ganhou o leão de prata na categoria Entertainment Lions for Sport no Cannes Lions International Festival of Creativity 2021.
No início de 2020, o time de projetos da VMLY&R foi designado para gerenciar a parte digital de alguns projetos especiais. Na época, eu e o Rodrigo Marcoz, também gerente de projetos na VMLY&R, fomos escalados para gerenciar as entregas digitais do projeto “Streamers em Extinção”, realizado em parceria com o Greenpeace e Gamers Club. O objetivo do projeto era mobilizar as pessoas sobre o avanço do processo de perda de biodiversidade na Amazônia, impulsionado pelo desmatamento.
Por isso, a ideia central era ter transmissões ao vivo de grandes streamers do Brasil, utilizando, durante os jogos, avatares de animais ameaçados da fauna amazônica, como a ariranha, o gato-maracajá, o Titi (zogue-zogue-de-rabo-vermelho) e o sapo mapinguari. Durante as transmissões, os espectadores fizeram doações para ajudar na causa.
O projeto foi uma iniciativa para dar voz a esse problema com a ajuda da indústria dos games, que têm crescido exponencialmente no Brasil. A primeira transmissão aconteceu no dia 22 de maio para comemorar o Dia Internacional da Biodiversidade.
O projeto contou com várias frentes na agência, como a criação, que criou o conceito geral e o RTV, produzindo as peças visuais da campanha. A demanda da área de projetos consistiu em reunir todas as informações para seguir com o desenvolvimento do site bilíngue (e outras frentes de divulgação), onde tivemos uma junção de todas as frentes da ação – conceito, participantes, datas das transmissões e demais informações sobre o Greenpeace.
Inicialmente recebemos os assets principais para o desenvolvimento do site, que foi feito com a Ação, empresa parceira da VMLY&R. Em contrapartida, com a produção do site, estávamos em contato constante com a equipe do Greenpeace para aprovar e seguir com o cronograma do projeto, fazer todas as validações necessárias durante a etapa de QA e diagnosticar todas as questões técnicas para publicação do site, como domínio, plataforma e processo de deploy.
Em paralelo ao site, fizemos também a ponte com o Greenpeace para aprovar peças digitais para divulgação do projeto, como as thumbs publicadas no Twitch.TV, onde as transmissões foram realizadas.
Em 2021, o projeto “Streamers em Extinção” foi inscrito no Cannes Lions International Festival of Creativity 2021 e ganhou o leão de prata na categoria Entertainment Lions for Sport. Uma grande conquista para um projeto tão importante, que levantou uma questão de grande importância para a biodiversidade.
Confira a divulgação oficial do festival com a ficha técnica: https://www.lovethework.com/entries/endangered-streamers-581939